Mini FIV

Mini FIV

Mini-FIV ou Mini Fertilização In Vitro é uma alternativa ao tratamento ao tratamento conhecido de Fertilização In Vitro,com o objetivo do desenvolvimento de poucos folículos ovarianos. Essa técnica torna o procedimento mais simplificado, com um custo financeiro mais acessível, uma vez que a paciente usa menos medicamentos para a estimulação ovariana. O procedimento e custos com a punção ovariana e no laboratório de FIV serão os mesmos da FIV convencional.

Este protocolo modificado baseia-se na estimulação de uma quantidade menor de folículos, focando na qualidade dos óvulos que serão produzidos.

A maturação final dos óvulos é realizada com uma única dose medicamento, que podem ser ministrados via oral ou injetável, sendo eficazes e mais acessíveis.

Entretanto, em muitos casos de mini-FIV, devido aos componentes ativos dos medicamentos utilizados para a indução da ovulação que podem levar a alterações endometriais, é recomendado a mini FIV seja realizada em dois tempos, com os embriões fertilizados sendo preservados por congelamento e implantados no próximo ciclo menstrual, quando o organismo feminino estiver apresentando condições melhores.