Indução de Ovulação

Indução de Ovulação

A indução de Ovulação é uma técnica que auxilia diversos tratamentos para fertilidade.

O normal é que um óvulo seja liberado pela mulher a cada período fértil. Entretanto, para potencializar as chances de sucesso quando métodos de reprodução assistida são realizados, um número maior de óvulos se faz necessário. Dessa forma, medicações são estrategicamente administradas para estimular essa maior liberação.

Esses medicamentos podem ser administrados por via oral ou através de injeções subcutâneas. A dosagem é individual, e prescrita pelo médico especialista de acordo com as necessidades da paciente, levando em conta fatores como idade, peso, altura e avaliação da reserva ovariana.

Durante o uso dos medicamentos um acompanhamento do crescimento folicular é feito por meio de ultrassonografias transvaginais, até que os folículos atinjam o tamanho adequado. Nesse momento é aplicado a ultima medicação, uma dose do hormônio hCG, tornando possível que a ovulação ocorra entre as próximas 36 horas seguintes.

A partir daí o casal deve seguir com a técnica de reprodução assistida previamente definida juntamente com seu médico, tais quais o coito programado, inseminação artificial e fertilização In Vitro.