Correção da Varicocele

Correção da Varicocele

Considerada a causa mais comum de infertilidade masculina, a varicocele atinge cerca de 15% da população masculina, e é encontrada em 30-40% dos casos em que o homem encontra problemas em conceber o primeiro filho, e 60% dos que tentam ser pais novamente.

A cirurgia de correção da varicocele é feita em ambiente hospitalar, sendo necessária anestesia geral ou raquidiana. Apesar disso, o procedimento é de relativa baixa complexidade, durando no máximo duas horas de execução. Quando tudo ocorre dentro do previsto, o paciente recebe a alta de 12 à 24 horas a pós o procedimento.

De dois a três dias após o procedimento, o paciente é liberado para a pratica de atividades cotidianas leves e trabalho sentado. Após uma semana as atividades normais são liberadas, excetuando exercícios físicos pesados, que só poderão ser retomados após trinta dias da intervenção.

A aparição efetiva de resultados costuma levar de seis a oito meses para aparecerem, sendo normal os primeiros exames não exibirem melhoras. Em médias, os pacientes que passaram por essa cirurgia com o objetivo de melhorar a fertilidade conseguem obter a gravidez após nove meses da alta.