Qual é a idade ideal para engravidar?

A gravidez costuma ser um momento muito esperado para casais que pretendem ter filhos. A melhor forma de garantir que esse seja um período calmo e sem intercorrências é se preparando adequadamente para a gestação, e o primeiro passo para isso é descobrir a idade ideal para engravidar.

A melhor idade para engravidar pode variar de mulher para mulher e envolve questões físicas, psíquicas e sociais do período pelo qual a futura gestante e seu(sua) companheiro(a) estão passando.

No artigo de hoje, falarei sobre as vantagens e desvantagens da gestação para cada idade da mulher. Acompanhe!

20 a 30 anos

O período entre 20 e 30 anos é o ideal para a gravidez do ponto de vista biológico, pois é aqui que ocorre o pico de fertilidade das mulheres.

Entre 20 e 30 anos podemos considerar que os óvulos ainda estão “jovens”, de forma que a gravidez acontece mais facilmente e há menor chance de alterações genéticas.

As vantagens da gravidez nesse período são:

  • as mudanças físicas que ocorrem durante a gravidez são melhor toleradas por mulheres mais jovens;
  • menor chance de feto com alterações genéticas, parto prematuro e aborto espontâneo;
  • maior energia física para os cuidados do bebê.

Porém, cito também as desvantagens:

  • muitas mulheres ainda não encontraram o parceiro(a) com quem desejam ter um filho;
  • a situação financeira pode não ser suficiente para os grandes desafios da criação de um filho;
  • os casais ainda desejam uma vida sem a responsabilidade de um filho;
  • as mulheres estão focadas na sua vida profissional e podem não estar no momento adequado para dedicarem-se a uma gravidez.

30 a 35 anos

Nós médicos consideramos a faixa de idade entre 30 e 35 anos ainda bastante propícia para uma gravidez. Apesar da fertilidade não estar tão alta como entre os 20 e 30 anos, o organismo está preparado e os óvulos estão adequados para a fecundação.

As vantagens da gravidez nesse período estão ligadas principalmente a fatores sociais e econômicos. As mulheres costumam estar mais seguras em sua carreira e seu relacionamento, o que ajuda na formação de uma boa base familiar para a chegada de um filho.

Por outro lado, nesse período a mulher não tem mais tanto tempo para pensar e considerar a gravidez, pois, após os 35 anos, ela pode ser bem mais complicada, como falarei adiante.

Uma alternativa que sugiro para as mulheres nessa idade que ainda não decidiram o momento de ter filhos é a de fazer o congelamento dos óvulos.

35 a 40 anos

35 anos é um marco para as mulheres que desejam engravidar. A partir dessa idade, a qualidade do óvulo começa a diminuir consideravelmente, levando a maior dificuldade de engravidar de forma natural, maior risco de aborto e aumento no risco de patologias ligadas à gravidez e de doenças do bebê (prematuridade, restrição do crescimento intrauterino, síndrome de down).

Isso ocorre porque o “óvulo envelhecido” tem um comportamento diferente do da célula jovem. Mas isso não significa que a mulher não possa engravidar nessa idade. O que digo para minhas pacientes é que elas precisam ter um cuidado maior nesse período, com medidas como:

Acima de 40 anos

Hoje, muitas mulheres desejam ter filhos após os 40 anos, principalmente por estarem mais amadurecidas e terem uma carreira consolidada. Por isso, a medicina reprodutiva tem buscado formas de possibilitar uma gravidez saudável nessa fase.

É necessário maior cuidado e esforço, pois a fertilidade continua diminuindo e aumentam os riscos de complicações gestacionais e do bebê. Portanto, sempre busque um profissional especializado para tentar engravidar nessa fase.

Não existe só uma idade ideal para engravidar. Por isso, minha recomendação como médico da área de reprodução é: antes de começar a tentar, pare e pense sobre como anda seu corpo, sua vida social e financeira e suas prioridades no momento, e nunca se esqueça da importância do fator idade da mulher, pois o relógio biológico feminino é algo determinante para a fertilidade.

Gostou de saber mais sobre as diferenças da gravidez em cada período e a idade ideal para engravidar? Então aproveite a visita para assinar a minha newsletter e receber todas as atualizações do blog diretamente no seu e-mail!

Especialista em reprodução humana, habilitado e capacitado para atender casais com infertilidade, faz parte das mais importantes sociedades relacionadas a área de Reprodução Assistida como a American Society for Reproductive Medicine, European Society of Human Reproduction and Embriology, Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e Sociedade Brasileira de Urologia.

Deixe seu comentário

Postagens Relacionadas

See all posts