Ultrassonografia Transvaginal

 

A ultrassonografia transvaginal é um método muito simples e seguro de detectar problemas nos órgãos sexuais femininos, assim como serve de auxiliar nos procedimentos de reprodução assistida.

Se trata de exame de imagem que, por meio do ondas sonoras permite ao médico uma investigação bastante completa do aparelho reprodutor da feminino. Para a sua realização, o médico irá introduzir uma sonda, devidamente protegida por um preservativo e lubrificada com gel, na vagina da paciente. As imagens, então, são enviadas via computador para uma tela, que a paciente poderá acompanhar durante a duração do exame. A entrega dos resultados costuma ser imediata.

Dentro da reprodução assistida, a ultrassonografia transvaginal é de grande utilidade para realizar avaliação da reserva ovariana (através da contagem de folículos antrais, realizada normalmente entre o 2o e 5o dia do ciclo menstrual) clinicamente a ovulação e acompanhar a implantação dos embriões.

O exame de Ultrassonografia Transvaginal é especialmente indicado para a primeira identificação de doenças na região pélvica como a miomas e endometriose, assim como para também confirmar a gestação, esclarecer suspeitas de gravidez nas trompas ou fora da cavidade uterina (gestação ectópica).