Como problemas na próstata influenciam na fertilidade masculina?

Como problemas na próstata influenciam na fertilidade masculina?

A próstata é uma glândula exócrina, ou seja, as secreções que produz são enviadas para outros locais por meio de ductos. Ela fica dentro da pelve masculina, à frente do reto e encostada na base da bexiga, órgão responsável por acumular urina e aonde chegam os ureteres. Da bexiga sai a uretra, estrutura que conduz a urina para o meio externo.

Juntos, os testículos, os ductos deferentes, o epidídimo, as vesículas seminais e a próstata formam o sistema reprodutor do homem. Dessa forma, algumas alterações nessa glândula podem afetar a fertilidade masculina e impedir que a gravidez aconteça.

Neste post, vamos explicar quais são os problemas na próstata e como eles podem afetar a fertilidade do homem. Acompanhe!

Qual a função da próstata?

A vagina é um lugar pouco acolhedor para os espermatozoides, visto que sua superfície possui várias defesas contra agentes externos. Uma delas é a produção de ácido pelos lactobacilos da região. Além disso, o líquido que lubrifica a vagina na hora do ato sexual contém anticorpos, enzimas e glóbulos brancos prontos para destruir qualquer agente que deseje alcançar o útero, como bactérias, vírus e, inclusive, espermatozoides.

Dessa forma, para que a fecundação aconteça, é importante que os gametas masculinos superem as barreiras do meio vaginal. O que facilita o percurso dos gametas é o sêmen liberado durante a relação sexual, que é composto por espermatozoides, vindos dos testículos, de líquido seminal, produzido pelas glândulas seminais, e líquido prostático, proveniente da próstata.

A natureza dos líquidos seminal e prostático é alcalina, o que ajuda a neutralizar a acidez do trato genital feminino. Sem esses líquidos, os espermatozoides não sobreviveriam. Além disso, as enzimas presentes no líquido da próstata ajudam a tornar o sêmen mais líquido, o que é essencial para que os espermatozoides consigam se movimentar adequadamente até encontrar o óvulo.

Quais são as principais doenças que a acometem e causam infertilidade?

A próstata é imprescindível para que a fecundação ocorra. O seu não ou mau funcionamento afeta a qualidade do sêmen, o que pode causar a morte dos espermatozoides e, consequentemente, a infertilidade.

Listarei os principais problemas na próstata e como revertê-los.

Prostatite

Um dos significados do sufixo “ite” é inflamação. Desse modo, prostatite é a inflamação da próstata. Ela acontece mais comumente devido à penetração de bactérias, que causam determinados sintomas, como dor ao urinar, aumento da frequência urinária e febre. Em decorrência do processo inflamatório, a próstata pode diminuir a produção de líquido prostático, dificultando a fecundação. A doença pode ser tratada com antibióticos e anti-inflamatórios.

Câncer de próstata

Diretamente, o câncer de próstata não compromete a fertilidade masculina. Porém, como o tratamento é agressivo, um dos efeitos colaterais é deixar o homem infértil. No caso de cirurgias, a próstata e vesículas seminais são retiradas, e os canais deferentes (canais que levam os espermatozoides do epidídimo até a uretra) são ligados, causando, dessa maneira, uma Azoospermia Obstrutiva.

Além disso, é comum que mais da metade dos pacientes submetidos a cirurgia para retirada da próstata desenvolva problemas de ereção, o que pode ser corrigido com medicamentos orais, injeções e implantes penianos.

Desse modo, antes de realizar uma cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, é importante que o homem considere congelar o sêmen. Assim, mesmo que se torne infértil, poderá ter um filho no futuro usando a inseminação artificial ou a fertilização in vitro (FIV).

Hiperplasia Prostática Benigna

Com o envelhecimento, a próstata pode aumentar de tamanho. Porém, em alguns casos, ela aumenta a ponto de causar sintomas urinários, como jato fraco, gotejamento e até infertilidade, porque pode comprimir os ductos ejaculadores, levando a sua obstrução e comprometendo a fertilidade.

Nesses casos, o tratamento é feito primeiramente com medicamentos que diminuem o tamanho da próstata. Quando ele não surte efeito, o paciente pode ser encaminhado para retirar parte da próstata.

E então, restou alguma dúvida sobre os principais problemas na próstata? Se sim, entre em contato comigo para que eu possa ajudá-la!

Especialista em reprodução humana, habilitado e capacitado para atender casais com infertilidade, faz parte das mais importantes sociedades relacionadas a área de Reprodução Assistida como a American Society for Reproductive Medicine, European Society of Human Reproduction and Embriology, Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e Sociedade Brasileira de Urologia.

Deixe seu comentário

Postagens Relacionadas

See all posts