6 sinais de que você precisa de um especialista em reprodução

Doenças causadoras de infertilidade

Para muitos casais, o sonho de ter filhos pode parecer algo impossível em um primeiro momento. Isso porque a infertilidade é mais comum do que parece: o problema acomete grande parte da população e torna o processo reprodutivo um pouco mais longo.

A boa notícia é que, com a ajuda de um especialista em reprodução e dos inúmeros tratamentos disponíveis hoje para a reversão do quadro, esse sonho pode sim se realizar: basta saber quando procurar ajuda e começar o tratamento o mais rápido possível.

No post de hoje, listei 6 sinais de que você precisa procurar um especialista em reprodução humana para conseguir o tão esperado sonho de ter o seu bebê em casa! Acompanhe:

1. Período de tentativas

O período de tentativas é, sem sombra de dúvidas, o primeiro sinal de que pode haver algo anormal acontecendo, mostrando que é necessário buscar ajuda profissional.

Existem dois períodos preconizados pela medicina e que variam de acordo com a idade da mulher: se a mulher até 35 anos não consegue engravidar após 1 ano de tentativas frequentes e sem o uso de métodos contraceptivos, o casal deve procurar um especialista em fertilidade. Para mulheres acima de 35 anos, esse período cai para 6 meses.

2. Endometriose

endometriose também pode ser a origem da infertilidade. A doença se caracteriza pelo crescimento ectópico do tecido que recobre a face interna do útero — ou seja, do endométrio —, podendo atingir ovários, tubas uterinas e intestino, entre outros órgãos. Se você já tem o diagnóstico da doença, é aconselhável procurar um especialista em reprodução o quanto antes.

Em caso de suspeita de endometriose, as mulheres que sofrem de cólicas constantes, dores durante a relação sexual ou ao urinar e evacuar no período menstrual, devem ficar atentas à gravidade deste possível quadro e todas as dificuldades que estão enfrentando para conseguir engravidar.

3. Varicocele

Enquanto alguns pensam que os problemas de infertilidade estão relacionados apenas à mulher, a varicocele é um exemplo que prova justamente o contrário. Ela é a principal causa de infertilidade masculina, consistindo na dilatação das veias (varizes) na região escrotal.

Sintomas como dores e atrofia testicular podem ocorrer, comprometendo a produção do sêmen. Nesse caso, vale a pena procurar o profissional para possível diagnóstico: o tratamento é simples, consistindo em uma microcirurgia e posteriores avaliações.

4. Infecções

Para a surpresa de muitos, infeções como a clamídia, gonorreia, entre outras, costumam causar uma série de problemas para a concepção. A clamídia, por exemplo, pode ocasionar a obstrução das trompas de falópio, e este processo é muitas vezes silencioso, pois na maioria dos casos a mulher não apresenta sintomas. Os processos infecciosos no trato reprodutivo do homem, como por exemplo a prostatite, podem causar alteração na qualidade espermática, também levando à dificuldade na obtenção da gravidez.

Portanto, se o casal possui infecções do aparelho reprodutor no histórico médico, é imprescindível ficar atento ao tempo em que estão levando para engravidar. Contar com a ajuda de um médico especialista no assunto é crucial nessa etapa.

5. Idade

A idade da mulher também é outro fator que indica a procura do especialista. Isso porque, à medida que o tempo passa, há a diminuição na qualidade e quantidade, ou seja, da sua reserva ovariana.

Assim, as chances da concepção natural diminuem ao passo que o risco de aborto espontâneo e alterações genéticas aumenta. Hoje, a idade é uma das principais causas da infertilidade, uma vez que as mulheres estão deixando para engravidar cada vez mais tarde. Portanto, não deixe de levar isso em consideração.

6. Tabagismo

Além dos inúmeros problemas que o cigarro pode trazer, há ainda o da infertilidade. Se o casal é fumante e o insucesso de engravidar acontece após 6 meses, já é preciso procurar o médico especialista para avaliar o caso.

O que acontece é que o tabagismo pode interferir na qualidade os óvulos da mulher, levando ao envelhecimento precoce das células, ou diminuir a qualidade dos espermatozoides do homem. Logo, um tratamento de reabilitação associado ao de reprodução pode ser indicado.

Se você se identificou com algum desses casos ou está tendo problemas para engravidar, não hesite em me contatar. Quando o assunto é a nossa família e a realização dos nossos sonhos, tudo vale a pena!

Agora que você entendeu quando deve procurar um especialista em reprodução, que tal continuar acompanhando outros conteúdos sobre reprodução e fertilidade? Curta minha página no Facebook siga meu perfil no Instagram para ficar sempre por dentro de assuntos relevantes como esse!

Especialista em reprodução humana, habilitado e capacitado para atender casais com infertilidade, faz parte das mais importantes sociedades relacionadas a área de Reprodução Assistida como a American Society for Reproductive Medicine, European Society of Human Reproduction and Embriology, Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida e Sociedade Brasileira de Urologia.

Deixe seu comentário

Postagens Relacionadas

See all posts